Agende sua avaliação pelo nosso WhatsApp

 

5 cuidados essenciais com a audição

Médico checando ouvido de paciente
Layla Lacerda . 17 de outubro de 2019

Na era da tecnologia e dos gadgets, se tornou ainda mais importante ter cuidados com a audição. Hoje em dia, a perda auditiva também vem acometendo muitos jovens, exatamente pelo fato de que se tornou muito comum usar fones de ouvido o tempo todo, estar constantemente exposto ao ruído em excesso e realizar auto-cuidados que são prejudiciais à audição e à estrutura do ouvido. 

Antes de saber quais são os cuidados necessários para prevenir-se de uma perda auditiva, que tal saber um pouco sobre como funciona nossa audição? Conhecendo o processo inteiro que um som percorre até chegar no cérebro, saber como cuidar de nossa saúde auditiva pode ser bem mais fácil.

Nesse texto, separamos alguns cuidados essenciais que você deve ter quando se trata de saúde auditiva. 

Mantenha seus ouvidos protegidos do excesso de ruído

Sempre monitore todos os ruídos que seus ouvidos captam. Aparelhos eletrônicos, trânsito e até vozes em excesso, podem prejudicar sua audição. A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma das causas mais comuns da deficiência auditiva. Utilize protetores auriculares se não puder diminuir os sons. Se você trabalha em uma fábrica ou em algum ambiente ruidoso, os equipamentos de proteção individual devem incluir protetores auriculares. Tenha maior cuidado ao permanecer em ambientes abafados, ao ficar muito próximo a caixas de som em festas e ouvindo músicas altas por longos períodos.

Higienize seus ouvidos de forma correta

Antes de mais nada, é preciso saber que utilizar hastes flexíveis (popularmente conhecidas como cotonetes) de forma indevida é bastante prejudicial à saúde dos ouvidos. Elas podem causar danos e lesões, causar infecções, perfurações e até a perda auditiva. Os ouvidos produzem uma cera responsável por proteger o canal auditivo, evitando que sujeiras, água ou qualquer corpo estranho entre. Por isso, a cera não deve ser totalmente retirada dos ouvidos, podendo ser extraída apenas da parte externa. Nunca deve-se introduzir nenhum objeto no ouvido e, se uma limpeza for realmente necessária, procure seu médico.

Fique atento aos fones de ouvido

Uma das perdas auditivas irreversíveis é causada pelo uso prolongado de fones de ouvido. Além disso, eles podem causar zumbidos, dores de cabeça e até infecções. Uma situação bem comum é dividir fones com um amigo ou conhecido, mas isso não deveria ser uma prática ideal. Sujeiras e bactérias ficam presas nos fones e, se não forem limpos corretamente, podem ser transmitidos para quem usá-los em seguida, podendo causar doenças. 

Fones tipo concha são mais recomendados, pois distribuem melhor o som e tem uma proximidade menor com o ouvido. E, para finalizar, vamos falar sobre o volume? O uso indevido de fones é responsável por 5% das perdas auditivas diagnosticadas no Brasil. O volume excessivo é o principal fator para essa porcentagem. Deve-se manter o volume máximo de 60 decibéis e por no máximo uma hora.

Você sabe o que são medicamentos ototóxicos?

Medicamentos ototóxicos são aqueles que podem, de alguma maneira, causar danos ao sistema coclear ou vestibular. Alguns desses medicamentos podem causar perda auditiva temporária, que é revertida após o corte do medicamento.  Geralmente esses medicamentos são: Aspirinas; antiinflamatórios não esteróides; ibuprofeno; naproxeno.

Antes de iniciar o tratamento com algum desses medicamentos, é necessário realizar um conjunto de exames audiológicos, para detectar possíveis propensões a essas lesões. Além disso, após o início do tratamento, deve-se observar qualquer alteração na audição, redução na capacidade auditiva, dores ou incômodo no ouvido.

Consulte seu médico para ter maiores cuidados com a audição

Uma perda auditiva em nível reduzido pode não ser notada se você não for ao médico. Geralmente, deficientes auditivos são diagnosticados com a perda já avançada, pois os sintomas não são levados a sério e muitas vezes negligenciados. É necessário dar a devida atenção aos primeiros sinais de perda auditiva e realizar consultas regularmente. Assim, você estará sempre a par do que acontece em seu corpo. Realize consultas pelo menos uma vez ao ano e, se houver qualquer sintoma, mesmo que pequeno, procure um profissional no assunto. 

E então, agora que você sabe quais são os cuidados essenciais para manter uma boa saúde auditiva, que tal colocá-los em prática? Seus ouvidos são tão importantes quanto qualquer outra parte de seu corpo. Por isso, ouça os sinais que seu corpo transmite!