Agende sua avaliação pelo nosso WhatsApp

 

Você sabe como funciona nossa audição? Entenda!

audição
Audivida . 22 de agosto de 2018

O ouvido é composto por um conjunto de órgãos que, juntos, enviam ondas sonoras ao cérebro. Assim este, por sua vez, converte essas ondas em informação e cria o que chamamos de audição. Então é fundamental que saibamos como se dá o funcionamento desse conjunto de órgãos tão importantes salvo que, precisamos preservá-lo.

Como o som chega ao cérebro?

O processo de fazer as vibrações chegarem às células sensoriais é longo, mas, quando estimuladas, essas células geram impulsos nervosos. Conforme isso acontece, o córtex cerebral entra em ação e recebe esses impulsos em seu centro. Assim, o som chega ao cérebro e você o reconhece, sabendo portanto, identificar o barulho da chuva, de alguém chamando seu nome, bem como de uma música.

E como é dividida a estrutura do ouvido?

O ouvido humano é dividido em três partes. Após aprender mais sobre o funcionamento deles, você entende enfim a função de cada um:

  • Ouvido externo: É aqui que o canal auditivo fica. Ele tem como função unir todas as ondas sonoras e encaminhá-las para o tímpano. Além disso, é onde se produz a cera com a função de manter o canal livre de microorganismos.
  • Ouvido médio: Constituído pela membrana timpânica e um conjunto de ossículos – martelo, bigorna e estribo – ligados uns aos outros. Funciona como uma cavidade de ar atrás do tímpano. As ondas são transmitidas até atingirem esse conjunto de ossículos. Também é no ouvido médio que está a Trompa de Eustáquio, conhecida por manter a pressão ideal na região.
  • Ouvido interno: Também conhecido como labirinto, é a parte mais importante do ouvido. Formado pelo nervo auditivo e pela cóclea, que é um pavilhão com formato de caracol e tem a função principal de entender e decifrar os sons. Portanto,  é no ouvido interno que os sons são encaminhados para o cérebro, decodificados e interpretados.

 

Alguns cuidados básicos para não prejudicar a sua audição

Uma vez que algum desses componentes não está funcionando de forma adequada, pode ocorrer a perda auditiva. Afim de evitá-la, existem certos cuidados que podemos tomar para que a nossa audição não seja prejudicada.

  • Evitar o excesso de ruídos: A Perda Auditiva por Ruído (PAIR) é uma das causas mais comuns quando se trata de deficiência auditiva. Os ruídos estão em todo lugar: no trânsito, em festas, em atividades simples da sua rotina. Entretanto, você pode utilizar protetores auriculares quando houver o excesso desses barulhos, evitar ambientes fechados por muito tempo e evitar se aproximar de um gerador de ruídos excessivos. Enfim, essas são formas simples de se manter protegido desse inimigo tão barulhento.
  • Evitar o uso prolongado de fones de ouvido: O ideal para o uso de fones é manter o volume abaixo dos 80 decibéis e utilizá-los por menos de 8 horas. Isso se dá pelo fato de que eles geram vibrações sonoras de alta intensidade no interior dos ouvidos, sobrecarregando as células que são responsáveis pela captação sonora e podendo causar lesões. Caso você use fones por tempo prolongado, prefira os de tipo concha, conhecidos como Headphones. Esses modelos distribuem melhor o som e a proximidade com o ouvido é menor.
  • Cuidado com as hastes flexíveis: A cera não é sinônimo de falta de higiene, ela serve para proteger o seu ouvido e limpá-la constantemente com hastes flexíveis pode causar problemas sérios à sua audição. A melhor forma de manter a higiene é limpando apenas a parte externa das orelhas e nunca introduzir nada dentro do canal auditivo.

 

Sentindo dificuldade para ouvir? Procure ajuda!

Adotar cuidados com toda a estrutura do ouvido é de suma importância. Se você está sentindo dificuldades para ouvir, procure um otorrino. O profissional irá verificar e avaliar a saúde geral de seus ouvidos, identificando a causa da dificuldade e aplicando o tratamento adequado para a sua audição.